O Programa de Pós-Graduação em Entomologia tem se dedicado em aumentar sua inserção nos âmbitos local, regional e nacional, consolidando-se como um agente essencial para o desenvolvimento científico, tecnológico e social. Os docentes permanentes do PPG Entomologia vêm atuando de maneira significativa com o objetivo de aproximar as atividades científicas realizadas no programa à realidade da comunidade local. Para isso, projetos de extensão além de mostras didático/científicas, palestras e cursos para alunos de escolas públicas, capacitação de docentes de escolas privadas e públicas bem como evento científico para disseminação de assuntos de interesse de discentes do curso e produtores locais.
1. Síntese (Quadriênio 2021-2024)
100% dos DPs participaram de projetos de extensão;
25% dos DPs participaram de iniciativas de popularização do conhecimento científico;
16,67% dos DPs participaram de comissão municipal, estadual e nacional de caráter não acadêmico;
91,67% dos DPs participaram de comitê de agência de fomento ou sociedades científicas;
25% dos DPs ganharam prêmios, reconhecimentos e/ou distinções por sua atuação na pesquisa, ensino e extensão;
25% dos DPs participam como editor e/ou corpo editorial de periódicos nacionais e internacionais;
33,33% dos DPs atuaram como organizadores de evento científico regional, nacional ou internacional;
83,33% dos DPs possuem bolsa de produtividade de pesquisa;
58,33% dos DPs participaram como palestrantes em eventos nacionais ou internacionais.
2. Projetos de extensão do PPG Entomologia
FESTIVAL VIDA DE INSETOS
O “Festival Vida de Insetos” foi iniciado em 2007 com o objetivo de transmitir conhecimentos científicos a comunidade local por meio de demonstrações práticas de técnicas para se trabalhar com insetos. A ideia principal do “Festival Vida de Insetos” é aproximar a comunidade local desse importante grupo de organismo responsável pela maior biodiversidade do planeta além de desenvolverem uma série de serviços ecossistêmicos importantes e cruciais aos humanos. O festival é organizado pelo Grupo Entomófilo (composto por discentes do PPG Entomologia), um docente responsável por cada edição e docentes colaboradores.
A partir do ano de 2016, o festival passou a apresentar também a modalidade itinerante, possibilitando o acesso a escolas públicas de regiões mais distantes da UFRPE. Essa nova vertente dentro do “Festival Vida de Insetos” garantiu o acesso de um maior número de alunos da rede pública (usualmente entre 6 e 12 anos de idade). Em 2019, duas edições do festival itinerante foram realizadas em julho e outubro em praças de Recife – PE. O XI e XII Festival Vida de Insetos contaram com a participação de mais de 300 pessoas entre crianças e adultos, sendo que a última edição contou com entrevista e transmissão ao vivo ao NE TV (https://globoplay.globo.com/v/7997530/). No ano de 2020 não houve atividades com relação ao “Festival Vida de Inseto” devido à pandemia, pois sempre envolveu a participação física dos discentes do programa, bem como do público-alvo.
O retorno do “Festival Vida de Insetos” pós o período pandêmico ocorreu no ano de 2022 e passou a ser realizado dentro da Semana da Criança do Parque Estadual Dois Irmãos (https://www.instagram.com/share/BBqmDyqmq8). A inclusão do “Festival Vida de Insetos” dentro das atividades da Semana da Criança possibilitou uma maior participação da comunidade local, chegando a receber mais de 500 pessoas por edição. Duas outras edições foram realizadas em 2023 (https://www.instagram.com/share/BAK1LxCrq9) e em 2024.
Ainda dentro do “Festival Vida de Insetos”, anualmente, os discentes do programa oferecem para alunos de escolas públicas da região metropolitana de Recife a oportunidade de ter contato com formas jovens e adultas de diversos grupos de insetos criados nas dependências do PPGE. Além disto, são apresentados vídeos, amostras de insetos vivos que auxiliam na aprendizagem e desmistificação de artrópodes considerados pela população como problemas. Essa atividade dentro do “Festival Vida de Insetos”, ainda vem sendo ajustada a fim de chegar a um maior número de participantes. No ano de 2022, retornamos essa atividade e recebemos alunos do ensino fundamental de duas escolas de Recife (https://www.instagram.com/share/BAOdRwjICM).
***** CLIQUE AQUI para conferir as fotos das edições do “Festival Vida de Insetos” ******
CLÍNICA FITOSSANITÁRIA DE PERNAMBUCO
O projeto “Clínica Fitossanitária: plataforma avançada de diagnóstico voltada ao setor agrícola do estado de Pernambuco (CLIFIPE)” (https://www.instagram.com/clifipe_ufrpe/) tem como objetivos: i) implantar uma clínica fitossanitária de referência em diagnose de fitopatógenos e identificação de insetos pragas em plantas para auxílio à produtores da região Nordeste; e ii) apoiar às atividades de pesquisa, ensino e extensão de modo a contribuir com o desenvolvimento da agricultura no estado de Pernambuco e demais estados brasileiros. A CLIFIPE, localizada na Área de Fitossanidade/Departamento de Agronomia da UFRPE, é coordenada por docentes dos programas de Pós-Graduação em Fitopatologia- PPGF e Entomologia-PPGE, com a participação de técnicos e discentes (graduação e pós-graduação).
O projeto inclui os três pilares da educação superior, ensino, pesquisa e, principalmente, extensão. No ensino, a CLIFIPE contribui para capacitação de docentes e discentes na área de Fitossanidade, sendo um importante veículo de ensino em aulas práticas. A presença de uma clínica traz para o ambiente acadêmico a problemática real enfrentada pelos agricultores e técnicos no campo. Na pesquisa, a CLIFIPE é o ponto de apoio para que pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes Instituições de Pesquisa possam utilizar os equipamentos para desenvolvimento de suas pesquisas científicas. Assim, análises bioquímicas e de biologia molecular mais refinadas e específicas para o desenvolvimento de projetos (de mestrado e de doutorado) podem ser realizadas através da infraestrutura da CLIFIPE. Finalmente, a CLIFIPE presta serviços de extensão associados a visitas técnicas às propriedades rurais, sendo importante na orientação de produtores para o manejo fitossanitário da sua lavoura. Adicionalmente, será disponibilizado um aplicativo digital que propiciará um contato eficiente entre a CLIFIPE e os produtores. Este aplicativo vai ser importante em orientações de diagnose, envio de amostras e manejo.
O projeto foi aprovado pela FACEPE (APQ-0519-5.01/19) com um orçamento de R$ 324.000,00 reais no edital 15/2019 (Multiusuários). No primeiro ano de atividades foram adquiridos vários equipamentos, além da criação de um site com o início da divulgação do projeto. Desta forma a CLIFIPE conta atualmente com a atuação do corpo docente dos programas de pós-graduação em Fitopatologia e Entomologia da UFRPE.
No quadriênio 2021-2024, o projeto desenvolveu as seguintes atividades: (1) prestação de serviços gratuito de diagnose através de visitas a pequenos produtores rurais nas cidades próximas (Goiana, São Vicente Ferrer, Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Garanhuns, São João, São Lourenço da Mata etc.); (2) difusão de conhecimentos através da participação em eventos como a 80ª e 81ª edição da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposições do Cordeiro (2023 e 2024); (3) realização de dia de campo “Drones aplicados no manejo fitossanitário de culturas agrícolas”, com palestra e prática de campo. Aconteceu na UFRPE, em novembro de 2024; e (4) realização de aulas práticas para o curso de graduação em Agronomia. Vale ressaltar também que a infraestrutura e equipamentos da CLIFIPE tem sido utilizada por discentes e docentes do PPG Entomologia na condução de suas pesquisas.
HOTEL DAS ABELHAS SOLITÁRIAS (HAS)
O projeto “Hotel das Abelhas Solitárias” (HAS) é uma proposta que foi implementada em 2018 com uma equipe contendo alunos de graduação e alunos de pós-graduação, os quais desenvolvem atividades concomitantes de ensino, pesquisa e extensão, coordenado pela Profª. Daniele R. Parizotto. Considerando a carência de conhecimento do público em geral sobre a diversidade de abelhas solitárias, aliada à necessidade de ampliar as pesquisas envolvendo esses insetos, implementamos um hotel para a criação de abelhas solitárias no Campus SEDE da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O projeto tem como objetivo desenvolver atividades envolvendo as abelhas solitárias como forma de popularizar a ciência na comunidade em geral e, concomitantemente reconhecer a diversidade dos polinizadores que ocorrem no Campus da Universidade. O desenvolvimento dessa proposta visa ampliar no Brasil um campo de conhecimento e atividades educacionais bem consolidado em países de primeiro mundo, com projetos semelhantes desenvolvidos em instituições de ensino, parques e museus. Iniciativas semelhantes são comuns em diversas regiões do mundo, porém são escassas no Brasil e na região Nordeste, e ainda inexistentes no estado de Pernambuco.
Durante o desenvolvimento desse projeto estão sendo realizadas atividades educativas sobre as abelhas solitárias através de visitas guiadas ao hotel das abelhas, bem como palestras, demonstrações e experimentações envolvendo alunos de escolas do ensino fundamental e médio. Associada às atividades de extensão, o Hotel das abelhas é um espaço destinado ao desenvolvimento de pesquisas envolvendo a biologia das abelhas solitárias, bem como as interações entre abelhas e plantas presentes na área de estudo. As atividades que vem sendo desenvolvidas permitem aos participantes conhecerem as abelhas solitárias e entender as principais características da biologia desses insetos. O objetivo é conhecer as abelhas solitárias, divulgar os efeitos positivos da presença desses insetos nos diferentes hábitats, assim como promover a divulgação da importância da manutenção desses polinizadores.
Paralelamente, às atividades desenvolvidas no hotel, a proposta vem proporcionando aos discentes da equipe de execução a habilidade de delinear estratégias de manejo e manutenção das espécies e o treinamento nas distintas etapas que envolvem a participação do público em geral. As atividades vêm permitindo a aproximação da ciência com a sociedade e proporcionado aos alunos da graduação e pós-graduação envolvidos mais aptos a ensinar e divulgar o conhecimento, colaborando assim na formação profissional dos envolvidos. Através da participação em todas as etapas, construção dos ninhos, instalação, manutenção e preparação das palestras, os discentes envolvidos adquirem novos conhecimentos que poderão ser aplicados em outras atividades, seja através de ações envolvendo projetos agroecológicos utilizando polinizadores, em parcerias com empresas que desenvolvam pesquisas semelhantes, em outros projetos de pesquisa envolvendo insetos, em atividades docentes que envolvam o tema, ou ainda em novos projetos de extensão.
No quadriênio anterior (2017-2020), o hotel recebeu a visita de 130 alunos e cinco professores de cinco escolas do município de Recife. Nessas visitas foram realizadas palestras, construção de abrigos para as abelhas e visitas guiadas ao hotel das abelhas para alunos do ensino fundamental e médio. As visitas permitiram aos professores de ensino fundamental e médio replicarem as atividades de construções de abrigos nas suas próprias escolas, cumprindo assim com um dos objetos principais do projeto. Durante o ano de 2020, as atividades de manutenção foram mantidas, embora as visitas tenham sido interrompidas devido à pandemia. Ainda assim, a procura continuou crescendo e agendamentos foram previamente combinados.
No quadriênio 2021-2024, o projeto retornou com as visitações e também realizou oficinas sobre biologia de abelhas solitárias. Ainda, o projeto conta com a divulgação do trabalho nas mídias sociais (https://www.instagram.com/projetohas/) e tem como meta ampliar essa forma de divulgação nos próximos anos e assim atingir um público maior. A manutenção desse projeto permitirá ampliar o número de visitantes bem como da disseminação do conhecimento e a importância da conservação das espécies solitárias de abelhas para a sociedade.
Como resultados já obtidos do projeto, existem mais de quatro espécies de abelhas solitárias nativas com populações estabelecidas, além de espécies de vespas que utilizam das mesmas estruturas para nidificação. Com base nas espécies de abelhas uma dissertação de mestrado foi concluída em 2021 sobre a avaliação dos ninhos da espécie Centris analis, uma das principais espécies polinizadores de aceroleira no Brasil.
BAR, BEERS & BUGS
Desde junho/2024, a coordenação do PPG Entomologia em conjunto com a representação discente, tem promovido o “Bar, Beers and Bugs”, que tem como objetivo levar a pesquisa realizada pelos(as) discentes do PPG Entomologia para fora dos muros da UFRPE, de forma acessível a comunidade. A ideia é que o evento se torne cada vez mais popular para o público em geral interagir com a ciência produzida no PPG Entomologia, de forma descontraída e divertida, aprendendo sobre insetos e debatendo temas de relevância social.
Confira abaixo imagens das três edições do evento, realizado em 2024:

3. Prêmios (Quadriênio 2021-2024)
PARIZOTTO, D.R. 2021. MENÇÃO HONROSA XXXI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UFRPE – LARISSA CRISTINA DA SILVA (DISCENTE)
ANTONINO, J.D. 2021. MENÇÃO HONROSA 25ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE – LETÍCIA FERNANDA BRILHANTE DA SILVA (DISCENTE)
ANTONINO, J.D. 2022. 3º LUGAR NA CATEGORIA APRESENTAÇÃO ORAL DE PÓS-GRADUAÇÃO NO XXVIII CONRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA – MANOELY ABREU REIS (DISCENTE)
ANTONINO, J.D. 2023. 1º LUGAR NA CATEGORIA MACRO ORGANISMOS PÓS-GRADUAÇÃO – APRESENTAÇÃO ORAL NO 17º SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO – IANNE CAROLINE DA SILVA NOBRE (DISCENTE)
CRISTALDO, P.F. 2023. BEST ORAL PRESENTATION AWARD AT VII SYMTERMES – SARA YURI MEDEIROS WATANABE (DISCENTE)
CRISTALDO, P.F. 2023. BEST POSTER PRESENTATION AWARD AT VII SYMTERMES – THIAGO HENRIQUE CAVALCANTI DE MEDEIROS (DISCENTE)
CRISTALDO, P.F. 2023. SECOND BEST ORAL PRESENTATION AWARD AT VII SYMTERMES – LARISSA FREITAS FERREIRA (DISCENTE)
CRISTALDO, P.F. 2024. 3º LUGAR NA CATEGORIA APRESENTAÇÃO ORAL NO XXVIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA – SARA YURI MEDEIROS WATANABE (DISCENTE)