O Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Entomologia (PPGE) é um documento que contribui para a gestão do programa com o diagnóstico e ações de curto, médio e logo prazo. Além disso, o planejamento estratégico possui a descrição da missão, visão e valores do PPGE, bem como os objetivos, o plano de ações e processos e procedimentos de autoavaliação.
Gostaríamos de agradecer às equipes da PRPG, PROPLAN pelo empenho e reuniões esclarecedoras que serviram como norte para a implementação do primeiro Planejamento Estratégico do PPGE em 2020.
*** O documento completo do Planejamento Estratégico do PPGE para o quadriênio 2025-2028, pode ser acessado clicando aqui!
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Para o quadriênio 2025-2028, o PPGE almeja atingir os maiores conceitos de avaliação junto a CAPES e, para isso, os seguintes objetivos estratégicos foram traçados:
1. Buscar intervenções a fim de garantir a acessibilidade e funcionamento do PPGE e ações de manutenção preventiva dos equipamentos dos laboratórios pertencentes ao PPGE;
2. Ampliar a parceria com instituições públicas e privadas e aumentar o estímulo à inovação tecnológica;
3. Implementar um programa de acompanhamento contínuo da execução de metas, produção cientifica e visibilidade nacional do PPGE;
4. Ampliar a produção científica em revista de alto fator de impacto;
5. Manter a qualificação dos docentes permanentes através da manutenção do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, integrando o PPGE com outros PPGs e instituições nacionais e internacionais;
6. Manter a formação de alta qualidade aos discentes do PPGE e intensificar o acompanhamento de egressos;
7. Consolidar a internacionalização do PPG em Entomologia com maior participação dos docentes e parcerias internacionais
PLANO DE AÇÃO
Para alcançar os objetivos estratégicos do quadriênio 2025-2028, o PPGE definiu as seguintes ações:
1. EIXO INFRAESTRUTURA
- Demandar melhorais dos ambientes laboratoriais e de salas de aula;
- Manutenção preventiva dos equipamentos dos laboratórios do PPGE.
2. EIXO PROPOSTA DO PROGRAMA
- Parceria de docentes com instituições públicas e privadas
- Estímulo para elaboração de patentes;
- Atualização do Projeto Pedagógico do Curso.
3. EIXO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO
- Atualização das normas internas do PPGE;
- Criar mecanismos de acompanhamento das metas do PEP;
4. PRODUÇÃO CIENTÍFICA
- Ampliar a participação dos discentes nas publicações;
- Ampliar a participação de pesquisadores estrangeiros na produção científica dos DP;
- Ampliar a produção técnica no boletim do PPGE;
- Ampliar a publicação de capítulos de livros .
5. CORPO DOCENTE
- Incentivar a participação de docentes nas comissões estratégicas do PPGE;
- Estimular a participação dos DPs em projetos de extensão do PPGE;
- Submeter proposta aos editais das diferentes agências de fomento;
- Edital para o credenciamento de novos docentes permanentes e colaboradores no PPGE.
6. CORPO DISCENTE E EGRESSOS
- Acompanhar o rendimento acadêmico e científico dos discentes;
- Atualizar as regras do processo seletivo para entrada de novos discentes;
- Incluir o grupo Entomófilo do PPGE nas ações de extensão junto à PROExC;
- Acompanhar a evolução do egresso do PPGE quanto a atuação e inserção no mercado de trabalho.
7. EIXO INTERNACIONALIZAÇÃO
- Quantificar as parcerias internacionais no PPGE;
- Aumentar a publicação com pesquisadores estrangeiros;
- Convidar professores estrangeiros para ministrar parte ou a totalidade da disciplina Advanced Topics in Entomology do PPGE;
- Incentivar os discentes para realização de estágio sanduíche CAPES;
- Incentivar a realização de pós-doutorado internacional, principalmente os docentes que ainda não possuem;
- Aumentar o número de Dissertações e Teses escritas em inglês.
**** CLIQUE AQUI, para ver as ações, metas e indicadores em detalhe ****
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Entomologia (PPGE) busca a percepção dos caminhos a serem traçados pelo programa no próximo quadriênio (2025-2028). A conjuntura atual do país e do Mundo apontam para enormes desafios juntos às IES, sendo diretamente impactante nas questões de pesquisas e pós-graduação.
O PEP trará modificações profundas na condução do PPGE, considerando a formação de comissões estratégicas, possibilitando a participação do corpo de docentes permanentes em todas as ações do PPGE, bem como do corpo discente nas ações que o compete. Em tempos de crise é hora de planejar, tanto para sabermos nos defrontar racionalmente com as questões da conjuntura atual, quanto para quando as coisas retornarem a um novo normal, sabermos para onde devemos conduzir nossas ações de forma mais estruturada e mais bem pensada. A partir dos processos de elaboração do nosso Plano Estratégico permitiu-se enxergar o programa com outras expectativas, explicitando nossas forças e fraquezas, buscando sanar, na medida que nos é possível, parte das diversidades apontadas como as questões de infraestrutura, por exemplo e recursos do PPGE. A partir do PEP a Coordenação e a Comissão de Planejamento Estratégico detêm um instrumento valioso tanto de gestão estratégica quanto no sentido de permitir discutir internamente com a PRPG, a Gestão Superior, a Capes e demais órgãos de financiamento e fomento com mais propriedade e autoridade na medida em que há um plano em mãos democraticamente construído.
Este plano nos permitirá a curto, médio e longo prazos o engajamento estruturado e diversificado de docentes, discentes e técnicos do programa. Não é um plano qualquer, mas baseado em técnicas de planejamento bem testadas e cientificamente elaborado. Acreditamos que a partir de agora nos reconheçamos mais e nos enxergamos de forma um tanto diferenciada. Por fim, reconhecemos a importância de monitorar periodicamente o plano a fim de garantir os ajustes necessários e possibilitar sua execução com eficácia.
ARQUIVOS
Abaixo disponibilizamos os arquivos com o planejamento estratégico e relatório de acompanhamento do planejamento estratégico dos quadriênios anteriores: